Caros membros do IFWOA,
Informamos serviços de Obra de Recuperação da Pavimentação Asfáltica da PPD 06/24 do Aeroporto Internacional de Belém- SBBE, conforme detalhado abaixo
Aviso de Obra COM IMPACTO OPERACIONAL
Local | AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM SBBE | ||||||||
Período(s) | 11 de julho a 31 de agosto exceto domingos | Obra | COM | Impacto | |||||
Temporada | Horário Local | 03:00:00 UTC | |||||||
Horário(s) | |||||||||
23:00 | a | 11:00 | 02:00 | a | 14:00 | ||||
Motivo (resumido) | Obra de recuperação da pavimentação asfáltica da pista 06/24. | ||||||||
Resumo das Ações | Interdição Total da | pista 06/24 exceto intersecção das pistas | |||||||
Observações | A Administração verificou impacto pois há voos comerciais nos horários propostos, porém observa-se que a pista 02-20 estará operacional durante o período o que mitiga o citado impacto. | ||||||||
Prezados, boa noite.
ResponderExcluirEstamos aguardando análise da nossa engenharia de voo para formalizar a resposta.
Porém, gostaríamos de levantar a discussão da diminuição de janela considerada para Círio de Nazaré, conforme abordado pelo Vitor da Azul com Sr. Telmo.
Acreditamos que dessa maneira todos teriam menos impactos.
atenciosamente,
Bruno Poli
Bom dia.
ResponderExcluirA LATAM identificou severo impacto para os voos operados com equipamento A321. Também verificou-se que há divergencia de horários de interdição. As quartas-feiras o horário de interdição fica entre 06:00/11:00 (hora local).
A operação de longo curso doméstica (exemplo BEL-GIG e BEL-GRU),mesmo operado com equipamento A320 (A321 não opera 02/20), impõe grande restrição operacional.
As empresas também já poderaram em reunião preocupação em ter obras simultâneas com MAO, o que afetaria alternados de voos de longo curso.
Há também pendente: Reunião com a INFRAERO em função das restriçoes operacionais e verificação da possibilidade de atrasar o início que impacta em 2/3 do mes de julho.
Prezados,
ResponderExcluirBoa Tarde,
Os pontos da Azul acerca da obra são os seguintes:
- Sobre o início: Conforme explanado pelo Bruno e pelo Marcos (LATAM) consideramos que o período de suspensão das obras para o Círio de Nazaré é demasiadamente dimensionado face as condições que a pista vai ficar, ou seja, a probabilidade de operações extras será muito pequena e portanto achamos crível reduzi-la e ganhar o tempo adicional atrasando o início da obra para o final de Julho ou início de Agosto (pós alta temporada de inverno).
- Sobre as fases 5,6,7 que fecham o aeroporto: A Azul não irá fornecer opinião acerca do tema no momento e pede a gentileza que a discussão ocorra a 120 dias de início das referidas fases para definição das faixas horárias de impacto.
Parece final: OK pela Azul, considerando as condições solicitadas acima. A companhia também reforça que a capacidade das aeronaves (payload) será reduzido nesse período diminuindo a oferta de assentos e disponibilidade para transporte de carga.
A companhia também faz considerações a pista auxiliar para que os NOTAMs hoje vigentes sejam derrubados tão logo ajustes sejam feitos para melhorar a operacionalidade da mesma.
Prezados, boa tarde
ResponderExcluirA GOL NÃO ESTÁ DE ACORDO com a forma com que foi direcionada essa obra. Não tivemos possibilidade de negociação em períodos de alta demanda, bem como a possibilidade de discussão de alteração de dias e horários da obra.
O impacto operacional é muito grande, pois estamos considerando uma redução de 70% da malha da GOL em BEL. Isso ocorre pois os voos de longa distancia ficam com restrições que inviabilizarão as suas operações. Devido a rotação das aeronaves, acabaremos afetando os mercados próximos também.
Todo esse impacto afetará duramente toda a sociedade paraense e de regiões próximas a esse Estado.
Informamos que o caso será levado à nosso time de Relações Institucionais para direcionamento com o Governo do Estado para próximas ações. Além disso, também comunicaremos ao trade paraense a possibilidade real de diminuição da oferta já no início da alta temporada em Julho.
Atenciosamente
Prezados, boa tarde.
ResponderExcluirinformamos tramitação concluída para essa fase da obra. Entendemos os impactos e transtornos causados pela realização dos serviços, porém a obra está anuída com TAC pela ANAC, a qual não permite postergações, sob penalizações pecuniárias de alto valor. Permanecemos à disposição para esclarecimentos.
Atenciosamente,
Zequiel Campos
Prezados Senhores,
ResponderExcluirConcluímos esta discussão na data de ontem (09/05), com a participação da ABEAR, IATA, ANAC, bem como da indústria, onde o planejamento de obras da INFRAERO reduziu o tempo de execução das obras em uma hora em relação a proposta inicial, bem como efetuou ajustes para menor as quartas-feiras e aos sábados. Ficando da seguinte forma:
Fase 1 - A (54 dias)
Período: 11/jul a 31/ago/2019
RWY 06/24 CLSD das 03h00 às 14h00 (UTC)
Quarta-feira: 09h00 às 14h00 (UTC)
Sábado: 03h45 às 14h00 (UTC)
Fase 1 B (32 dias)
Período: 01/set a 07/out/2019
RWY 06/24 CLSD das 03h00 às 14h00 (UTC)
Quarta-feira: 09h00 às 14h00 (UTC)
Sábado: 03h45 às 14h00 (UTC)
RWY 24 deslocada 270m das 14h01 às 02h59 (Área de giro)
Quarta-feira: 14h01 às 08h59 (UTC)
Sábado: 14h01 às 03h44 (UTC)
Fase 1 C (55 dias)
Período: 16/out a 20/dez/2019
RWY 06/24 CLSD das 03h00 às 14h00 (UTC)
Quarta-feira: 09h00 às 14h00 (UTC)
Sábado: 03h45 às 14h00 (UTC)
RWY 24 deslocada 270m das 14h01 às 02h59 (Área de giro)
Quarta-feira: 14h01 às 08h59 (UTC)
Sábado: 14h01 às 03h44 (UTC)