quinta-feira, 28 de março de 2019

SBBE - Resposta até 03/04/2019


Caros membros do IFWOA,
Informamos serviços de Obra de Recuperação da Pavimentação Asfáltica da PPD 06/24 do Aeroporto Internacional de Belém- SBBE, conforme detalhado abaixo

Aviso de Obra  COM IMPACTO OPERACIONAL    


Local
AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM SBBE
Período(s)11 de julho a 31 de agosto exceto domingosObraCOMImpacto
Temporada
Horário Local

03:00:00 UTC
Horário(s)   
         
23:00a11:00
02:00a14:00
Motivo (resumido)
Obra de recuperação da pavimentação asfáltica da pista 06/24.
Resumo das AçõesInterdição Total da pista 06/24 exceto intersecção das pistas
ObservaçõesA Administração verificou impacto pois há voos comerciais nos horários propostos, porém observa-se que a pista 02-20  estará operacional durante o período o que mitiga o citado impacto.





6 comentários:

  1. Prezados, boa noite.

    Estamos aguardando análise da nossa engenharia de voo para formalizar a resposta.

    Porém, gostaríamos de levantar a discussão da diminuição de janela considerada para Círio de Nazaré, conforme abordado pelo Vitor da Azul com Sr. Telmo.

    Acreditamos que dessa maneira todos teriam menos impactos.

    atenciosamente,

    Bruno Poli

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  2. Bom dia.

    A LATAM identificou severo impacto para os voos operados com equipamento A321. Também verificou-se que há divergencia de horários de interdição. As quartas-feiras o horário de interdição fica entre 06:00/11:00 (hora local).
    A operação de longo curso doméstica (exemplo BEL-GIG e BEL-GRU),mesmo operado com equipamento A320 (A321 não opera 02/20), impõe grande restrição operacional.
    As empresas também já poderaram em reunião preocupação em ter obras simultâneas com MAO, o que afetaria alternados de voos de longo curso.
    Há também pendente: Reunião com a INFRAERO em função das restriçoes operacionais e verificação da possibilidade de atrasar o início que impacta em 2/3 do mes de julho.

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  3. Vitor Silva - Azul Linhas Aéreas3 de abril de 2019 às 13:18

    Prezados,
    Boa Tarde,

    Os pontos da Azul acerca da obra são os seguintes:
    - Sobre o início: Conforme explanado pelo Bruno e pelo Marcos (LATAM) consideramos que o período de suspensão das obras para o Círio de Nazaré é demasiadamente dimensionado face as condições que a pista vai ficar, ou seja, a probabilidade de operações extras será muito pequena e portanto achamos crível reduzi-la e ganhar o tempo adicional atrasando o início da obra para o final de Julho ou início de Agosto (pós alta temporada de inverno).
    - Sobre as fases 5,6,7 que fecham o aeroporto: A Azul não irá fornecer opinião acerca do tema no momento e pede a gentileza que a discussão ocorra a 120 dias de início das referidas fases para definição das faixas horárias de impacto.
    Parece final: OK pela Azul, considerando as condições solicitadas acima. A companhia também reforça que a capacidade das aeronaves (payload) será reduzido nesse período diminuindo a oferta de assentos e disponibilidade para transporte de carga.
    A companhia também faz considerações a pista auxiliar para que os NOTAMs hoje vigentes sejam derrubados tão logo ajustes sejam feitos para melhorar a operacionalidade da mesma.

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  4. Prezados, boa tarde

    A GOL NÃO ESTÁ DE ACORDO com a forma com que foi direcionada essa obra. Não tivemos possibilidade de negociação em períodos de alta demanda, bem como a possibilidade de discussão de alteração de dias e horários da obra.

    O impacto operacional é muito grande, pois estamos considerando uma redução de 70% da malha da GOL em BEL. Isso ocorre pois os voos de longa distancia ficam com restrições que inviabilizarão as suas operações. Devido a rotação das aeronaves, acabaremos afetando os mercados próximos também.

    Todo esse impacto afetará duramente toda a sociedade paraense e de regiões próximas a esse Estado.

    Informamos que o caso será levado à nosso time de Relações Institucionais para direcionamento com o Governo do Estado para próximas ações. Além disso, também comunicaremos ao trade paraense a possibilidade real de diminuição da oferta já no início da alta temporada em Julho.

    Atenciosamente

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  5. Prezados, boa tarde.

    informamos tramitação concluída para essa fase da obra. Entendemos os impactos e transtornos causados pela realização dos serviços, porém a obra está anuída com TAC pela ANAC, a qual não permite postergações, sob penalizações pecuniárias de alto valor. Permanecemos à disposição para esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Zequiel Campos

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  6. Prezados Senhores,
    Concluímos esta discussão na data de ontem (09/05), com a participação da ABEAR, IATA, ANAC, bem como da indústria, onde o planejamento de obras da INFRAERO reduziu o tempo de execução das obras em uma hora em relação a proposta inicial, bem como efetuou ajustes para menor as quartas-feiras e aos sábados. Ficando da seguinte forma:
    Fase 1 - A (54 dias)
    Período: 11/jul a 31/ago/2019
     RWY 06/24 CLSD das 03h00 às 14h00 (UTC)
     Quarta-feira: 09h00 às 14h00 (UTC)
     Sábado: 03h45 às 14h00 (UTC)

    Fase 1 B (32 dias)
    Período: 01/set a 07/out/2019
     RWY 06/24 CLSD das 03h00 às 14h00 (UTC)
     Quarta-feira: 09h00 às 14h00 (UTC)
     Sábado: 03h45 às 14h00 (UTC)
     RWY 24 deslocada 270m das 14h01 às 02h59 (Área de giro)
     Quarta-feira: 14h01 às 08h59 (UTC)
    Sábado: 14h01 às 03h44 (UTC)

    Fase 1 C (55 dias)
    Período: 16/out a 20/dez/2019
     RWY 06/24 CLSD das 03h00 às 14h00 (UTC)
     Quarta-feira: 09h00 às 14h00 (UTC)
     Sábado: 03h45 às 14h00 (UTC)
     RWY 24 deslocada 270m das 14h01 às 02h59 (Área de giro)
     Quarta-feira: 14h01 às 08h59 (UTC)
    Sábado: 14h01 às 03h44 (UTC)

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